top of page

PRODUÇÕES DOS ACADÊMICOS

ARTIGO

 

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ATIVIDADE EXTENSIONISTA

 

SANTOS, Fabiana Cavalcante¹

SOUZA, Gênifer Silva²

CHAGAS, Rodrigo de Novaes ³

OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva

 

RESUMO

 

O presente trabalho apresenta resultados do projeto intitulado o lúdico na educação infantil se desenvolveu no ano de 2015 como atividade do projeto de extensão “matemágica para pequenos e grandes” para responder a seguinte pergunta: quais os benefícios no uso de jogos na educação infantil? Trata se de uma pesquisa qualitativa com embasamento teórico principal Moura (1997) e Muniz (2010) e Alves (2012) que consideram o lúdico como a forma mais eficaz de envolver alunos em uma atividade, em que aprendem brincando. Se realizou em uma turminha da pré-alfabetização com idade entre cinco e seis anos de um núcleo infantil municipal da cidade de Iporá/GO. A metodologia da pesquisa se constituiu da realização de oficinas com a utilização de jogos como o tangram e o dominó de números inteiros com o intuito de promover a prática cooperativa como destaca Imbernón (2012). Os resultados mostram que por meio das atividades com uso dos jogos os alunos compreenderam com facilidade alguns conceitos básicos de matemática como a associação de pequenas quantidades à escrita do algarismo numérico. A atividade com os jogos também estimulou a colaboração e integração entre os alunos, além de estimular a expressão oral e a capacidade de defenderem suas próprias ideias. Como trabalho de extensão o projeto representou uma possibilidade de trabalho que aproximou a universidade da comunidade e estimulou a discussão e a reflexão a respeito do ensino de matemática por meio do compartilhamento de aprendizagens que se basearam na ação-reflexão-ação.

 

Palavras-chave: Lúdico. Educação Infantil. Extensão.

 

Ver trabalho completo

 

ARTIGO

 

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ATIVIDADE EXTENSIONISTA

 

RODRIGUES, Patrícia Gomes¹

MARQUES, Daniela Cristina de Sousa²

SILVA, Klene Pereira

OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva;

 

RESUMO

 

Este trabalho é fruto de pesquisa realizada durante atividades do projeto de extensão matemágica para pequenos e grandes desenvolvido no curso de licenciatura em matemática da universidade estadual de Goiás campus Iporá. O  objetivo foi identificar a importância dos jogos de matemática na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com embasamento teórico bibliográfico em Alves (2007), Parra (1996), Smole (1990), Paniagua (2007). Os dados foram coletados durante atividade realizadas por um grupo de crianças na fase de pré-alfabetização de um núcleo infantil da cidade de Iporá. Os resultados mostram que os alunos têm bom interesse nas aulas com a utilização de atividades lúdicas como estratégia de aprendizagem. Mostram ainda que as atividades com jogos contribuem para a construção da aprendizagem dos primeiros conceitos matemáticos, além de estimular o relacionamento grupal, promover momentos de prazer, socialização e diversão. A pesquisa é relevante porque provoca reflexões sobre a necessidade de mediar as aulas de forma que o conhecimentos possa ser construído na ação dos próprios alunos.

 

Palavras chaves: Educação infantil; Aulas lúdicas; Pesquisa.

 

 

Ver trabalho completo

 

 

 

ARTIGO

 

AO USO DE JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE IDOSOS

 

RIBEIRO, Brunna Furtado¹

MALVEIRA, Fabiana Alves Malveira²

RAMOS, Geraldo pereira³

OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva4

 

RESUMO

 

O presente artigo trata-se de um relato experiência do projeto de extensão matemágica para pequenos e grandes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás. Trata-se de uma proposta didática com a proposta para utilização de materiais lúdicos em atividades de aprendizagem dos idosos que participam da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas dependências físicas de um campus da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Na experimentação o objetivo foi analisar a utilização de jogos pedagógicos matemáticos como instrumentos para verificar a potencialidade destes recursos na promoção da interação, coletividade, cooperação, criatividade e o raciocínio-lógico dos participantes durante o projeto. Traz uma análise qualitativa com embasamento teórico em Alves (2007) Kishimoto (2002) e Oliveira (2015). Os jogos utilizados nas aulas experimentais foram o pega-varetas e o dominó que neste trabalho, apesar de  possuírem suas estratégias e regras específicas, os dois tiveram a mesma finalidade de promover interação no trabalho em grupo. Os resultados mostram que o desenvolvimento dos jogos deu aos idosos a oportunidade de conhecerem alguns conceitos matemáticos como o da adição, igualdade além de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Além de Assim pode se dizer que a ludicidade traz a oportunidade para o ser humano despertar sua criatividade, sua imaginação e seu relacionamento com as pessoas ao seu redor. Por meio deste projeto percebe-se que é possível aproximar a universidade da comunidade, apresentando possibilidades diferenciadas de trabalho que possam proporcionar momentos de discussão e reflexão a respeito do ensino e da aprendizagem de Matemática.

 

Palavras-chave: Ludicidade. Jogos. Idosos.

 

Ver trabalho completo.

 

PROJETO DE EXTENSÃO MATEMÁGICA PARA PEQUENOS E GRANDES

bottom of page